terça-feira, maio 08, 2007

Climas


Sob um sol intenso Bahar espera, paciente, enquanto o companheiro fotografa ruínas. Isa pergunta-lhe se está bem. Responde que sim mas as lágrimas acabam por brotar, denotando a crise na relação em vias de desagregar-se.
O cineasta turco Nuri Ceylan inicia a quarta longa-metragem com a exposição, no registo não introspectivo que atravessa toda a obra, da separação de um casal, e através de uma sequência violenta que marca a ruptura. Depois, num movimento subtil, o cineasta turco desloca o professor universitário para a sala de aulas em Istambul, através da projecção das imagens das ruinas fixadas por ele. O raccord está em sintonia com o movimento de Isa em direcção a uma outra mulher. Ao Verão sucedeu o Outono, que, em tons de cinzento, apaga a cidade e marca o regresso a uma ligação fortuíta, sob o signo do desejo. Nova sequência, predatória, fixa o jogo entre um homem que não se quer comprometer e a mulher casada que estende a teia da sedução e acaba dominada pelas expectativas. É ela quem revela a Isa que Bahar partiu sem aviso há meses. Espicaçado, inicia outro movimento. É Inverno, a neve cai sem interrupção numa cidade que em nada corresponde aos destinos com sol onde Isa planeara fazer as férias de Inverno. Mas o sentido da caça impõe-se. É preciso recuperar a influência sobre Bahar. Fá-lo. E um novo movimento desponta, nesta coreografia da incapacidade de relacionamento do homem.
Nuri e a mulher, Ebru, são os protagonistas desta obra distinguida com o prémio da crítica no último festival de Cannes. Rosselini e o seu “Viagem a Itália” tem sido a referência citada para enquadrar os silêncios com que Ceylan fixa a ausência de intimidade e partilha entre um casal. Do Verão ao Inverno, a sucessão de estações define a temperatura da relação ao centro. Mas se o silêncio é comum à obra do mestre italiano e ao do promissor realizador turco – característica de um certo “cinema moderno” quando este assume a fixação do tempo, de crise - o certo é que não há revelação em Ceylan. Apenas constatação e a redenção impossível, encerrado que fica o homem nessa condição em que os homens são de Marte e as mulheres de Vénus.

Sem comentários: