segunda-feira, março 24, 2008

Caramel: o Líbano no feminino


Pedro Almodóvar tem composto os retratos de mulheres - e das relações entre elas - mais tocantes e profundos do cinema contemporâneo. "Caramel", escrito, realizado e protagonizado Nadine Labaki, é uma obra que dialoga com a obra de Almodóvar. Nalguns dos seus mecanismos é quase telenovelesco, por vezes. Mas tem a qualidade de mostrar as mulheres nas suas várias circunstâncias. A mulher com vestígios de beleza e que rejeita uma felicidade em que não haja espaço para uma mãe frágil mental e fisicamente. A jovem mulher que ama outras mulheres. A que se entrega à volúpia nas suas mãos. A mulher que descobre o engano de um homem e que ainda assim quer acreditar nele e no amor dele. A mulher abandonada pelo marido e que, como algumas das mulheres do cineasta espanhol, lança mão das artimanhas femininas para fazer-se mais nova e continuar a sentir-se Mulher.
"Caramel" é ligeiro no tom e profundo no retrato que faz das suas mulheres doces.

1 comentário:

Unknown disse...

"Caramel" é um filme que me disse muito, pela multiplicidade da recriação do género feminino. Todas são diferentes mas em todas me reencontrei e senti pontos de contacto com o que é de facto ser Mulher.
Um filme em que se chora, ri, canta, dança, se pode apreciar os vários tipos de beleza feminina, e onde acima de tudo se pode sentir. Se alguns dizem que as mulheres libanesas são as mais belas do Mundo, este filme não deixou os seus créditos por mãos alheias.
Mais mérito para a realizadora, co-argumentista e actriz principal, que além de lindíssima é muito talentosa.